- Área: 248 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Pieters Kers & Patrick Voigt
-
Fabricantes: panoramah!®, GIRA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência K, localizada em Thüringen, é o primeiro projeto na Alemanha do escritório Paul de Ruiter Architects. A realização de uma residência sustentável, discreta e integrada ao entorno natural era o desejo do cliente. O resultado é uma casa simples, porém inovadora, construída unicamente a partir de vidro, aço e concreto.
Espaço de Estar
A casa sustentável é orientada ao sul, onde estão os dormitórios e a sala principal. Uma fachada de vidro, que se estende desde a cobertura até o piso, delimita as áreas de estar. A fachada envidraçada, sem interrupções, tais como janelas ou toldos exteriores, reflete nada mais do que o céu e oferece impressionantes vistas sobre o vale. Ao redor da sala de estar existe um terraço em forma de 'U'. O seu centro é atravessado por um pátio semi-coberto e uma piscina que parece flutuar por cima da coluna. Por meio da adição de uma plataforma elevada através da piscina, o terraço parece visualmente contínuo. Esta plataforma pode se elevar quando surgir o desejo de nadar. Ao redor do terraço surge um jardim com cultivos de hortaliças e árvores frutíferas, através do qual o proprietário é capaz de cozinhar com seus próprios temperos nesta localização especial em meio as montanhas.
Unidade com a paisagem montanhosa
A entrada, áreas técnicas, despensa, salão de jogos e garagem com espaço para seis carros estão ao lado norte, movendo-se em direção a inclinação da montanha. O telhado da residência está coberto de musgo. Isto reduz a carga de refrigeração e por ser visível desde a área mais alta, esta cobertura verde faz com que a obra se integra ao entorno natural. Acima da garagem e da entrada colocam-se painéis solares, direcionados ao sul para proporcionar energia a residência.
Eficiência Energética
Uma situação climática interessante e sustentável é criada através da orientação sul e do posicionamento de uma grande parte da casa na ladeira da montanha. O lado sul recebe grandes quantidades de luz solar e calor, enquanto a parte 'subterrânea' da casa contém o ar frio. Um permutador de calor aplicado na residência recolhe o ar frio e o quente e os transporta até a bomba de calor. A bomba, por sua vez, armazena o ar frio no verão e economiza ar quente para aquecer a casa durante a época de inverno. Este sistema está conectado a uma cobertura e a calefação pelo piso, que garante um clima cômodo todos os dias do ano. Um sistema tecnológico delicado e completamente informatizado dirige estes sistemas de calefação e refrigeração.
Originalmente publicado em Julho 05, 2016